domingo, 21 de novembro de 2010

RAINHA DE ABELHA JATAI


A abelha-mestra ou rainha de uma colméia de jataí ou mirim é bem maior que as obreiras (operárias). Possui o corpo disforme em relação à cabeça, parecendo-se com um besouro. Para exemplificar, pode-se dizer que a abelhinha ficou presa pela traseira a um grande reboque, pois é nessa parte
que está localizado o ovário.
A rainha, uma vez instalada com a família, jamais abandonará a
caixa, porque, de forma alguma, poderá alçar vôo, permanecendo na
colméia, até sua morte, quando então será substituída por outra.

14 comentários:

  1. Encontrar mais um blog de meliponicultura é encontrar um ponto de luz em meio a escuridao.
    graças a deus meu amigo cada vez mais esta aparecendo gente que ama a natureza e se dedica a ela. parabens pelo seu blog.

    att.
    Isaac Soares de Medeiros
    http://abelhasdosabugi.blogspot.com/ (Abelhas do Sabugi)

    ResponderExcluir
  2. Olá Isaac,
    agradeço pelo seu comentário, e conceteza estamos aqui para somar e multiplicar o conhecimento da meliponicultura em beneficio de uma vida melhor tanto para nós com também para o meio ambiente e a biodiversidade.

    Um grande Abraço!

    Christiano Figueira

    ResponderExcluir
  3. Eduardo, 22 de Janeiro de 2012
    boa tarde, temos uma colméia de abelhas aqui em casa e do nada apareceram milhares de outras abelhas da mesma espécie mas nao são do ninho das q temos, elas estão interrompendo a entrada das nossas abelhas, provavelmente essas se perderam do ninho q em viviam, o q pode ser feito em relação a isso ? espero resposta o mais breve possivel pq as abelhas perdidas jah estão a mais de 1 dia tentando entrar no ninho das nossa... obbrigado

    ResponderExcluir
  4. Olá meu amigo não sei qual é a espécie mais ser for jataí, é algum enxame selvagem tentando se apoderar da caixa normamente a uma batalha o enxame mais forte é que vai prevalecer. Caso precise interferir deve tapar a entrada da sua caixa levar ela para um lugar e deixar no maximo um dia ou 2 dias deve colocarn um pouco de alimento dentro. e depois retor com ela para o mesmo lugar.

    ResponderExcluir
  5. oi, tem um ninho d jataí aqui no alicerce da minha casa, mas ja faz mais de 5 anos, e todo verão começa a aparecer mais e umas são diferentes e elas estão fazendo novos ninhos em outras partes. EU QUERO MATÁ-LAS!!!! como eu faço para tira-las daqui sem desmoronar a minha casa ja q estão no alicerce? obs:aqui na minha cidade ninguem cria esse tipo d abelha. socorro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariani.

      Se você soubesse o tesouro que você guarda nos alicerces de sua casa jamais você ia querer retiralas. Não se esquece elas não são iguais a cupim, elas não corroem o alicerce, foi que elas encontraram um oco dentro do alicerce e ali preencheram com o ninho. Elas são muito importantes na polinização de nossas plantas nativas. Não destruia preserve, se hoje existem algumas espécies de plantas são por causa destas abelhas.

      Abraço.

      Excluir
  6. Encontrei um ninho mo muro da minha casa fiquei surpreso e muito feliz com a presença das Jatai na verdade meu amigo que encontrou e achou que eram vespas e ja queria matar a toda eu disse NAAAAAAAAOOOOOOOOOOO!!!!!!! mas fico na duvida como sou fotografo e tiro fotos de crianças as vezes no jardim isso seria prejudicial com uma porcao de abelhas ali? elas atacam?

    ResponderExcluir
  7. Olá William.

    Desde já agradeço o seu comentário.

    Encontrar um ninho de jataí principalmente em sua própria casa para mim é encontra um tesouro, pois existem lugares que eles já estão extintas ou com pouquíssima incidência. As jataís são muito importante para polinização de diversas espécies plantas. Pois por não possuírem ferrão elas convivem muito bem conosco. Amigo caso haja algum incomodo aconselho a retirar este ninho de jataí e colocar em uma caixinha de madeira e ter elas como animal de estimação podendo pendurar a caixinha em outra parte da casa e assim continuar com seu trabalho, aproveita para tirar algumas fotos das abelhas em modo macro se quiser me enviar eu faço a postagem destas fotos no blog.

    Abraço.
    Christiano
    Abelhas do Brasil

    ResponderExcluir
  8. Amigos na minha casa tem dessas abelhas e eu queria tirar elas e por numa caixinha mas ñ sei como fazer alguém pode me ajudar ñ quero perder elas resposta no meu fac valchapolim@hotmail.com ou fuscabranquelo 2014@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Christiano Figueira, vc esqueceu de dizer a MARIANI que as jataís e miris, que são provavelmente que ocupam o seu alicerce, NÃO TEM FERRÃO e nem causam QUALQUER risco as pessoas ou animais domésticos, pois diferente das abelhas africanas, que tem ferrão, as ASF são desprovidas desse dispositivo e, portanto INOFENSIVAS!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Jean.
      Agradeço a observação de um grande conhecedor da meliponicultura, falei depois com ela no email pessoal e mandei em anexo duas apostilas e esta característica sem ferrão é muito importante para que não conhece as abelhas nativas. Valeu amigo, como aprendi no ABENA contigo. Abraço.

      Excluir
  10. ola cristiano figueira entao amigo preciso de seus conhecimentos URGENTE por favor.eu trabalhando em canteiro de obra no sitio os pedreiros acharam um ninho gigantesco de jatai em uma chamine de uma casa abandonada por uns 30 anos .ai os infelizes destruiram 90 % do ninho esmagando pote de mel e polen e abelhas jatai com ovas e tudo na boca infelizes porcos ,eu consegui salvar na base da briga uns 10 % do ninho original e trouxe para casa em uma caixa de sapato percebi que a rainha estava comigo ,montei uma caixa vertical de pinus e coloquei elas com a rainha la e os discos de ova em cima e potes de mel embaixo uma caixa apenas com 2 andares .bom estava tudo indo muito bem .apos uns 40 dias vi que tinha no chao muitas jatai mortas eu abri a caixa e vi que os discos de ova original estava mofado abandonado com a rainha morta ,mas na parte de baixo vi que elas se tranferiram para la e tem muita cera la com um bom movimento de abelhas la mas tem forideos eu coloquei uma isca com vinagre para matar forideos dentro da caixa ao lado da colmeia .a pergunta e como posso recuperar este ninho? sera que tem uma nova rainha embaixo ? se nao tiver rainha embaixo eu vou perder essa colmeia ? fiz certo botar as isca com vinagre para forideos la dentro da caixa ?. eu nao abri a nova casa de ceras la por causa dos forideos e para nao estreçalas mais elas, entao nao sei se tem novos discos de ovas la ou uma nova rainha, mas elas ainda estao limpando o ninho constantemente e ficam na porta se movimentando .adimiro muito seu trabalho e parabens para vc .agradeço munto se me ajudar com dicas ja que as dicas que eu vejo por ai e fortalecer o ninho com mais discos de ova e reaaleira de outros ninhos mas aqui na minha regiao e quase impossivel achar estas abelhinhas. ca entre nos o tamanho gigantesco deste ninho de jatai na chamine vai ficar somente na minha memoria ja que a casa onde elas estava fico abandonada por uns 30 anos de felicidade ai os porcos miseraveis destruiram o ninho valeu ate.

    ResponderExcluir
  11. Meu avô trouxe da divisa da Argentina com o Brasil ,uma colméia de jataís... em 1964. Eu nasci em 1972 e convivi com esta mesma colméia durante toda a minha vida. Nunca ela tinha sido aberta! Uma caixa de uns 30x15x15 cm feita em madeira nobre de araucária. Mas, dia 19 de setembro de 2015, fui obrigado a manusea-la e coloca-la em outra caixa, aja visto o estado de deterioração da velha caixa. Deu tudo certo, com seus 16 discos de cria, uma bela rainha.. fiz a trasnferencia pela manha ensolarada para uma caixa racional de cinco andares com melgueiras e ninho. Elas aprovaram... aproveitei e retirei o precioso mel!... Tenho 43 anos e estas abelhas , esta colméia, viu minha infância, juventude.. e eu vi elas toda a minha vida! Sem falar das centenas de enxames que esta caixa soltou! em 50 anos. De agora em diante vou cuida-las melhor ainda e todo ano vou fazer o manejo pois agora vou conseguir tirar o mel da 5 Melgueira. Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Daniel.
      Fico feliz pela sua historia sabendo que as abelhas fizerem parte da sua vida familiar.
      Cuide com todo carinho e amor, pois isso trará muitos benefícios para você sua família e também a preservação do meio ambiente.
      qualquer duvida estou a disposição.
      Abraço.

      Excluir

FAÇA SEU COMENTÁRIO