sexta-feira, 8 de abril de 2011

CICLO DE VIDA DE ABELHAS MELIPONAS

O tempo de vida de um individuo de meliponineo pode variar de acordo com o clima e o tipo de atividade que ele mais desenvolveu durante a sua vida. Uma operária de gênero Melipona vive em torno de 40 a 52 dias. Já uma rainha fisiogástrica pode viver de 1 a 2 anos.

19 comentários:

  1. ola costaria de saber as mirim sai antes de seforma tipo ainda larva ou sosai depois de totalmente formadas ja pronta pra voar ???
    favor responder no meu email djdouglas171@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Douglas,

    agradeço seu contato. As mirins já sai formadas só que demora alguns dias para que elas se tornem adultas, no inicio elas tem uma pelagem esbranquiçadas e depois vai ficando com a cor natural da espécie e quando já estão prontas é decidido pelo feromônio mandibular real da rainha as que vão exercer as funções dentro da colméia.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou amando este blog, curto muito as abelhas e tenho um exame de jataí, o qual estou sempre de olho. minha dúvida é: a planta coroa-de-cristo e também a beladona, são tóxicas pra elas?
    espero resposta...

    ResponderExcluir
  4. Olá desculpe a demora por responder. Para as abelhas essas plantas não são tóxicas, porem no livro do Paulo Nogueira Neto ele relata que algumas pessoas passaram mal porque tomaram mel de jatai oriundos de plantas tóxicas.

    ResponderExcluir
  5. Primeiro obrigado abriu o blog sobre o assunto de abelhas sem ferrão, eu contar a minha história, meu nome é Ricardo e moro em Bucaramanga Santander e me pergunto se você pode me ajudar durante a minha infância e grande parte da minha universidade foi angelitas apicultor , teve um único pente, mas como todos os anos ou assim tirou o mel, eram apenas para mim não para venda ou qualquer coisa, só porque o favo de mel era muito pequeno, mas eu ainda parecia uma atividade bonita, quando meu avô morreu, que era onde Eu vivi, eu tenho que mudar de casa, levá-los comigo e onde as outras abelhas tomar o ataque ousado ferrão, mas também invadiu e matou todos eles, e depois de um longo tempo agora eu sou casado e tenho um filho que eu ensinar esta atividade tão bonito, na casa de meu irmão, que é bem próximo ao meu algumas abelhas naturalmente resolvido angelitas deles que eu tinha naquele momento e eu queria capturar a fim de tê-los como naquele tempo, para salvar os outros, porque as outras pessoas pensam são insetos nocivos e hechan veneno todos eles, felizmente sobreviveu, mas está em separações de tijolos e cimento para o que realmente faz com que seja impossível capturar a paertura favo de mel e já, as perguntas seriam:

    1. Como eu posso tirar uma rainha se eu não posso abrir a colmeia?.
    2. quais são as chances de que um outro favo de mel.
    3. O não cumprimento de extrair, me diga que você pode comprar este tipo de abelhas, onde eu estou?

    ResponderExcluir
  6. Ola amigo! a unica maneira que ten de vc retiar as abelhas a parede é quebrando com bastante cuidado, tenho cinco colméias que consegui assim, mais trate de preparar uma boa caixa e ter o cuidado de de num virar os discos ce cria de cabeça pra baixo.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria dee saber quanto tempo de vida elas tem?

    ResponderExcluir
  8. quatu tempo demora para uma rainha de mirin nasce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo uma rainha de mirim desde o ovo até o nascimento entorno de 10 a 15 dias, não se esquecendo que a rainha nasce de uma realeira que é uma célula maior que as outras que recebe uma quantidade de alimento larval maior, no caso especifico das trigonas.

      Excluir
  9. olá gostaria de saber se abelha mirim e a jatai são a mesma abelha. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo.

      Claro que não são espécies diferentes mais da mesma família das trigonas. A mirim são as plebeias e a jatai é a tetragonisca angustula.

      Abraço.

      Excluir
  10. Ola caro amigo, esse ciclo que vc postou eh somado tipo 5+12+...... ou esse números primeiros fazem parte da vida por completo dos 40 a 52 dias?
    So não entendi isso se puder me responder eu agradeço muito.
    Desde já muito obrigado.
    Att:João Paulo

    ResponderExcluir
  11. boa noite amigo gostaria desaber quanto tempo demora pra nascer os ovos de jatai?e outra pergunta é no sabe de uma colonia invadida por formigas tem como eu pegar os os ovos das abejas e colocar em outra colonia, os ovos nasceram normalmente? grato...

    ResponderExcluir
  12. Quanto tempo demora para a rainha de jataí, ir do ovo a um ponto de já está fazendo a postura

    ResponderExcluir
  13. Ola, pode me ajudar com o ciclo de vida da abelha Iraí? Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Olá meu nome é Muryell , trabalho em uma produtora de video em Curitiba e estou fazendo um projeto que preciso de fotos e videos de abelhas Brasileiras . Alguém pode me ajudar ?
    obrigada
    041-3021-8532
    muryell@softcine.com.br

    ResponderExcluir
  15. Primeiramente meus parabéns ao criador e a todos que tem participado deste blog. Consegui minha 1ª colmeia de jataí retirada de uma parede, está bem fraca ainda. Pesquisei em alguns sites sobre a rainha consegue por de 2000 a 2500 ovos, este valor não é muito alto para jataí? minha colmeia quase morreu e chegou a ter cerca de 15 ovos, hoje abri novamente a caixa e encontrei um disco novo mas não chega nem perto dos 2000 ovos por dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdinei, esta aproximação numérica de ovos por dia é para a apis melifera, podendo chegar a 3000 ovos por dia, coforme conceito do apicultor americano Lorenzo Lorraine Langstroth.

      Excluir
    2. Valdinei, esta aproximação numérica de ovos por dia é para a apis melifera, podendo chegar a 3000 ovos por dia, coforme conceito do apicultor americano Lorenzo Lorraine Langstroth.

      Excluir

FAÇA SEU COMENTÁRIO