sábado, 11 de junho de 2011

As Abelhas solitárias, semi-sociais e sociais

Euglossinae (abelhas das orquideas) - abelhas solitárias
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a grande maioria das abelhas não vive em sociedade ou em colônias com rainha e operárias. A maioria das espécies de abelhas é solitária, isto é, vivem sozinhas. Cada fêmea, individualmente constrói e cuida do seu próprio ninho. A fêmea morre antes de sua cria nascer. Ou seja, não há contato entre as gerações. Desta maneira, o modo de vida de uma abelha solitária é bastante diferente do que conhecemos para aquelas abelhas que vivem em colmeia.
Vespinha (Corrigindo - abelinha - euglossa)
Halictidae

Acanthopus Palmatus

enxame

Abejita verde, Abeja de las Orquideas [Orchid bee] (Apinae euglossini)


Abejita Verde, Apinae Euglossini, Euglossa sp., Abeja de las Orquideas, orchid bees

Notylia  x Euglossini

Euglossa sp

verde metálico

The bug in the flower


Bombinae (mamangabas) - Abelhas solitaria ou semi-sociais
As mamangavas são também conhecidas por mamangaba, mangangá, mangava, mangaba, abelhão, bombolini, vespa-de-rodeio, vespão.São abelhas solitárias ou semi-sociais de tamanho grande e bastante peludas. Pertencem a várias famílias e os gêneros mais comuns são Bombus, Eulaema, Centris, Xylocopa e Epicharis. A maioria é preta e amarela e quando voam emitem um zumbido alto. As mamangavas são polinizadoras importantes e contribuem para a manutenção de muitas espécies de plantas nativas.

As mamangavas raramente picam, a não ser que as seguremos com as mãos. Apesar de terem o tamanho avantajado são extremamente dóceis, possibilitando que as observemos coletando o néctar e pólen das flores.
As mamangabas, geralmente, fazem ninhos forrados com pedaços de palha em ocos de árvores ou no solo, preferencialmente em barrancos, podendo também fazer ninhos debaixo do piso de casas ou nos jardins. Esse pode ser um problema pois, pela sua importância na polinização de varias plantas, é proibida sua utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha.

A mamangaba produz mel em pouca quantidade e o armazena dentro de bolsas de cera e não de favos.

Mamangaba

Mamangava polinizando  a flor de maracujá.

zangadão;mamangava???

Mamangava no Catasetum

Filhote de Mamangava

Maracujá e Mamangava

MAMANGAVAS são também conhecidas por mamangaba, mangangá, mangava, mangaba, abelhão, bombolini, vespa-de-rodeio também como vespão!!!

Mamangava


Meliponinae ( abelhas sem ferrão ) - Abelhas sociais

Os meliponíneos, ou abelhas sem ferrão constituem um grupo de abelhas formado por mais de 300 espécies conhecidas em todo o mundo. Elas caracterizam-se por serem sociais e possuírem o ferrão atrofiado impossibilitando o seu uso. Aliás, essa é a razão pela qual são popularmente chamadas de abelhas sem ferrão. Os meliponíneos possuem uma grande importância no ecossistema brasileiro. Essas abelhas são os
principais responsáveis pela polinização da grande maioria das espécies vegetais do nosso país.
Além disso, seus produtos (mel, geoprópolis, etc.) são utilizados pela população rural como medicamentos e existe uma forte cultura popular do seu criatório e da apreciação de seus produtos. Os meliponíneos ou abelhas sem ferrão fazem parte da Subfamília Meliponinae da família Apidae (ver Conhecendo as abelhas para maiores detalhes). Essa sub-família divide-se nas tribos Meliponini e Trigonini que compreendem 52 gêneros e as mais de 300 espécies de abelhas sem ferrão identificadas. Os principais gêneros são dois: Melipona e Trigona. As colônias de Melipona possuem entre 500 e 4000 indivíduos, enquanto que aquelas de Trigona variam de 300 a 80.000 abelhas.
Apenas as espécies de abelhas pertencentes às Sub-famílias Apinae, Bombinae e Meliponinae desenvolveram completamente a sociabilidade, ou seja, a vida em sociedade. Entre elas, os meliponíneos foram as primeiras abelhas a desenvolverem totalmente o comportamento social. Isso, associado ao fato de que o seu processo de enxameação contribui para o isolamento de populações geneticamente próximas, pode ser a razão para a existência de tantas espécies.

Mini-jataís

abelhas

Entrada Scaptotrigona postica (Canudo)

Abelha Borá Brava saindo

Macro - Abelha preta (arapuá)

Mandaçaia

Uruçu

Bom domingo a todos!!! zzzzzzzzzz

Ovoposição em Melipona mondury

Tubuna

Visita à Turneraceae

Pirata!

abelha-guarda de Melipona mandacaia (mandaçaia)