quinta-feira, 26 de abril de 2012

Palestra abelhas nativas no Parque Nacional da Floresta da Tijuca

Olá amigos meliponicultores e leitores do blog estivemos  ministrando uma palestra sobre as espécies de abelhas nativas no auditório do Parque Nacional da Floresta da Tijuca e também representando o Parque Estadual da Pedra Branca que é pioneiro nas atividades com abelhas nativas em unidade de conservação no Estado do Rio de Janeiro e fomos convidado pelo monitor Matheus Mattos que trabalha no Parque Nacional da Floresta da Tijuca que está indicado pela direção como responsável pelo meliponário de visitação e o Medina que é o coordenador responsável da AME-RIO pela  parceria com o Parque Nacional da Floresta da Tijuca. E agradecer a AME-RIO que nós tem dados um grande apoio na atividade com os meliponineos no Parque Estadual da Pedra Branca.



 






 


domingo, 15 de abril de 2012

PALESTRA E EXPOSIÇÃO DAS ABELHAS NATIVAS NO MOSAICO CARIOCA




A palestra no Mosaico Carioca de abelhas nativas sem ferrão no prédio da Prefeitura no CASS foi um sucesso. A palestra teve inicio com o Biólogo Leonardo Furtado falando sobre o Parque Estadual da Pedra Branca e a importância desta atividade com as abelhas nativas na educação ambiental do Parque, depois eu ministrei a palestra sobre as principais espécies de abelhas nativas do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil, e logo a Zootecnista Christiane dos Santos Rio Branco apresentou o projeto Natureza Doce e falou sobre a importância da pesquisa científica nesta área   e também tivemos a presença do presidente Andreas e os diretores Carlos Ivan e José Wickler da AME-RIO ( Associação de Meliponicultores do Estado do Rio de Janeiro ) que nos ajudaram auxiliando nas perguntas sobre as abelhas nativas. As abelhas que estavam na exposição em caixas de madeira com acetato transparente foram a abelha jatai, mirim, irai, mombucão, mandaçaia e uruçu verdadeira.

.
Meliponicultor Christiano Figueira ministrando a palestra sobre abelhas nativas sem ferrão.



Biólogo Leonardo Furtado falando sobre o Parque Estadual da Pedra Branca e a importância desta atividade com as abelhas nativas na educação ambiental do PEPB.

Zootecnista Christiane dos Santos Rio Branco apresentando o projeto Natureza Doce e falando sobre a importância da pesquisa científica nesta área.